sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Projeto com Vivência reinicia as atividades no biênio 2014/2015 na Paraíba



“Projeto com Vivência” reinicia as atividades no biênio 2014/2015 na Paraíba

A Aldeias Infantis SOS Brasil – PB firma mais uma vez parceria com a Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, para execução do “Projeto Com Vivência”, biênio 2014/2015. O Projeto tem como finalidade desenvolver ações que fortaleçam o âmbito familiar e comunitário de crianças e adolescentes que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Atuando na região metropolitana, o projeto abrange as cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, tendo como objetivo reestruturar e possibilitar a autonomia de 100 (cem) famílias e 450 (quatrocentos e cinquenta) crianças e adolescentes. Dessa forma, o “Com Vivência” também pretende assegurar que os participantes tenham seus direitos e deveres garantidos perante a sociedade em que estão inseridos.
As inscrições iniciadas desde o início do mês janeiro continuam abertas para as comunidades dos municípios envolvidos no projeto. No entanto, as matrículas são limitadas e serão encerradas quando forem atingidos o número máximo de 450 (quatrocentos e cinquenta) crianças e adolescentes.
Estão sendo oferecidas atividades educativas na área musical (sopro e percussão), danças populares, protagonismo juvenil, leitura literária, prática desportiva e apoio pedagógico. Os colaboradores responsáveis por desempenhar tais atividades junto aos educandos passaram por um processo de seleção realizado em dezembro de 2013 pelos gestores e coordenadores. Após o recrutamento do pessoal, foi realizada uma formação, na qual os novos colaboradores puderam conhecer mais de perto a estrutura de funcionamento, o objetivo e o público-alvo da Aldeias Infantis SOS. Os parâmetros pedagógicos também fizeram parte da capacitação, com o intuito de serem discutidas as melhores práticas a serem adotadas durante a vigência do projeto.
Além da Petrobrás, também foram firmadas parcerias locais com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Rede Margarida Pro-Crianças e Adolescentes da Paraíba (REMAR), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA), Associação dos Veteranos e Amigos do Basquetebol da Paraíba (AVAB-PB), Universidade Federal das Paraíba (UFPB), Associação de Moradores do Bairro de Cidade Verde, ONG Cristina Wolpert, Associação Dom Elder Câmara, ONG Casa dos Sonhos e Centro de Referência da Juventude (CRJ).
É devido às parcerias firmadas e a projetos sociais como o “Com Vivência”, que a Aldeias Infantis SOS é amplamente reconhecida pelo seu serviço prestado à sociedade paraibana, sobretudo àqueles indivíduos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.