sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Formação dos educadores é elogiada por abordar temas transversais

        As formações pedagógicas para a equipe de colaboradores do Projeto Com Vivência são uma prática recorrente no dia a dia da Aldeias Infantis SOS Brasil João Pessoa e no início de 2015, não foi diferente. Até o início de fevereiro, o ciclo de formações e palestras discutiu temas como drogas, transtornos psicológicos mais comuns na infância e adolescência e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Tudo isso sem interromper ou prejudicar o atendimento aos beneficiados pelo Com Vivência.
A coordenação pedagógica elaborou o cronograma dos três primeiros meses do ano, com o intuito de proporcionar momentos de discussão e aprendizado com a equipe do projeto. “As temáticas abordadas tiveram como referência as necessidades dos próprios educadores em suas oficinas, já outros temas foram direcionados pela coordenação pedagógica. A garantia de direitos da criança e do adolescente, linha de atuação da Aldeias Infantis, também foi discutida”, disse Elisângela Pereira, coordenadora pedagógica.
Para Gilvânia Fernandes, educadora de danças populares, as discussões são muito válidas. “O debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente foi muito importante para termos conhecimento dos direitos e dos deveres, até mesmo porque lidamos com crianças e adolescentes na esfera pessoal e profissional”, destacou. 

O ciclo de formações pedagógicas continua nos meses de fevereiro e março. Dentre as abordagens previstas no cronograma está a diversidade humana, com destaque para as discussões de estratégias de combate e enfrentamento do bullying, racismo, preconceitos, entre outros.