E é esse o clima do mês de
abril: Tudo na conta certa! Abril é
o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome
deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa
referência à germinação das culturas.
Este mês é marcado por datas bem especiais. Uma delas é o
dia do livro infantil , onde nosso homenageado este ano foi Monteiro Lobato. Por que Monteiro Lobato? Porque as crianças adoram seus livros! Nossa educando Ana Luísa, 6 anos, nos falou um pouco do que sente quando está nas oficinas de leitura e letramento:
“É muito bom! Contam histórias pra gente, podemos aprender a ler, escrever, pegar um livro... Ouvir histórias dá vontade de ler e escrever mais rápido.”
Para a semana dedicada ao livro, recebemos outras turmas da Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolim Machado, juntamente com suas professoras. Muita história foi contada e apresentamos Monteiro Lobato, suas obras e seus personagens. Foi um momento muito especial, pois nossos anfitriões mirins puderam compartilhar sua vivência no Projeto.
Para encerrar a semana, brincamos muito! Nossos educandos ouviram contos, contaram histórias dos livros favoritos, e como em toda sexta, houve o empréstimo de livros. Para Luana Evellyn, 8 anos, o empréstimo de livros é muito bom. Ela nos contou que gosta muito de levá-los para casa e ler no fim de semana. Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral, além de ajudar a criar familiaridade com o mundo da escrita.
E neste ciclo, a proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Estamos no caminho certo!