domingo, 19 de abril de 2015

“Era em abril, o mês do dia de anos de Pedrinho e por todos considerado o melhor mês do ano. Por quê? Porque não é frio nem quente e não é mês das águas nem de seca – tudo na conta certa!” Trecho escrito por Monteiro Lobato em “ Viagem ao Céu”, 1960.





E é esse o clima do mês de abril: Tudo na conta certa! Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas.

Este mês é marcado por datas bem especiais. Uma delas é o dia do livro infantil, onde nosso homenageado este ano foi Monteiro Lobato. Por que Monteiro Lobato? Porque as crianças adoram seus livros! Nossa educando Ana Luísa, 6 anos, nos falou um pouco do que sente quando está nas oficinas de leitura e letramento:

“É muito bom! Contam histórias pra gente, podemos aprender a ler, escrever, pegar um livro... Ouvir histórias dá vontade de ler e escrever mais rápido.”

Para a semana dedicada ao livro, recebemos outras turmas da Escola Municipal Professora Ana Cristina Rolim Machado, juntamente com suas professoras. Muita história foi contada e apresentamos Monteiro Lobato, suas obras e seus personagens. Foi um momento muito especial, pois nossos anfitriões mirins puderam compartilhar sua vivência no Projeto.

Para encerrar a semana, brincamos muito! Nossos educandos ouviram contos, contaram histórias dos livros favoritos, e como em toda sexta, houve o empréstimo de livros. Para Luana Evellyn, 8 anos, o empréstimo de livros é muito bom. Ela nos contou que gosta muito de levá-los para casa e ler no fim de semana.  Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral, além de ajudar a criar familiaridade com o mundo da escrita.
E neste ciclo, a proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. 


Estamos no caminho certo!











quarta-feira, 15 de abril de 2015

Garrafas aqui não vão pro lixo, viram instrumentos!


Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos no planeta. Devido a grande quantia de lixo, a reciclagem é cada vez mais  importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Alguns materiais inorgânicos levam até 5.000 anos para se decompor. Pensando neste grande problema ambiental, incentivamos nossos alunos a soltar a criatividade na confecção de instrumentos. Aliando a criatividade ao conhecimento, mostramos que ao reciclar, estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Exemplos de Produtos Recicláveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
- Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc.


Outras vantagens da reciclagem:
  • Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
  • Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou no lixo comum até hoje?
  • Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. 
  • Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo.
  • Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
  • Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício.
  • Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
  • Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Lembre-se: a maioria dos materiais que simplesmente jogamos no lixo poderia ser reciclada. Reciclando, você ajuda a preservar e até melhorar o planeta para as gerações futuras, diminuindo a poluição e mantendo os recursos naturais disponíveis.















segunda-feira, 13 de abril de 2015

O verdadeiro sentido da Páscoa



A semana da Páscoa foi marcada por momentos especiais. Para nossos educandos foi momento de muito aprendizado e reflexão, aprenderam um pouco mais sobre o verdadeiro sentido desta data tão especial, que passa longe de ser chocolates e coelhinhos.  As crianças ouviram a história de um homem chamado Jesus, o  filho  de Deus, e do seu profundo amor por nós. Falamos muito de amor, união, renovação, perdão, fraternidade, família e a importância de cultivar sempre coisas boas nosso dia a dia, por mais complicado que ele seja. Ressaltando a importância do amor e da partilha.

Também trabalhamos com as famílias, mostrando o valor da família e de como é importante fortalecer os vínculos. Um almoço de confraternização foi feito na Comunidade do Cidade Verde, onde educandos e familiares compartilharam este momentos juntos, e uma mãe, participante da Roda de Saberes e Sabores, deu uma linda mensagem sobre do projeto que Deus tem para cada uma das famílias.

Para comemorarmos a páscoa com muita alegria e gratidão, tivemos uma gincana pascoal! Uma peça baseada no livro “O caso dos ovos”, de Tatiana Belinky, foi contada dando início à gincana, nossos educadores prepararam um cenário maravilhoso e contaram a história da greve das galinhas: Faltando uma semana para a Páscoa, o coelho chega aperreado no galinheiro, pois sua encomenda de ovos ainda não havia sido entregue....... Quer saber do resto da história? Pergunte a um educando do Projeto Com Vivência!

Após a peça, os educandos formaram duas equipes, onde participaram de duas atividades caça aos ovos e um jogo de perguntas com temas abordados na oficina de letramento! O mais bacana de formar equipes é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento, se relacionar de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes pontos de vista, além de estreitar os laços entre os educandos.