sexta-feira, 29 de maio de 2015

28 anos da Aldeias Infantis SOS Brasil Paraíba



A história da Organização na Paraíba surge por iniciativa de Madre Carolina, religiosa e diretora do Instituto João XXIII, juntamente com um grupo de 96 pessoas envolvidas com a escola. Em 26 de Outubro de 1984, o Governo do Estado da Paraíba, doa o terreno de aproximadamente 10 hectares para a Organização. E no dia 31 de maio de 1987, a Aldeias Infantis SOS da Paraíba foi inaugurada oficialmente com 06 casas-lares num condomínio, com escritório para a equipe técnica e um centro de vivências (anfiteatro). Desde então, recebe crianças em situação de risco pessoal e social, de maus tratos, de abuso, de exploração sexual e de abandono. Em qualquer situação, o ingresso e egresso de crianças ou adolescentes é analisado e decidido pela Vara da Infância e da Juventude.









Ao longo dos anos percebeu-se a necessidade de fortalecer famílias e comunidades para a manutenção dos vínculos familiares, como também  para a garantia de direitos. Assim surgiu o trabalho de Fortalecimento Familiar e Comunitário, que é uma política de atendimento integral às crianças e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. A finalidade deste trabalho é contribuir para a diminuição do abandono infantil, facilitar processos que propiciem o desenvolvimento e a autonomia das famílias e das comunidades  para a promoção/proteção de crianças, adolescentes e jovens. Dessa maneira, estrutura-se em quatro componentes que interagem entre si: criança, mulher, família e comunidade. 

E seguimos nossa missão:

Não esqueçam o objetivo,
Não abandonem o caminho,
Não percam corações!
Hermann Gmeiner



quarta-feira, 6 de maio de 2015

Projeto Com Vivência e Projeto Beira da Linha em intercâmbio cultural


Lembram que falamos aqui sobre os meninos da turma da jornada estavam focados no futsal, com treinos e tudo mais? Pois bem, o segredo da novidade era este: O intercâmbio cultural!
Intercâmbio é uma troca de conhecimento seja em relações comerciais ou culturais. Não precisamos ir para tão longe para que haja essa troca. Fomos visitar o Projeto Beira da Linha, localizado no bairro Alto do Mateus. Essas trocas são sempre muito bem vindas para agregar conhecimento. 
Nossos educandos falaram sobre as oficinas que participam, dos desafios de aprender algo novo e de como é bom conseguir superá-los. Houve apresentação de percussão, flauta e dança, finalizamos com uma partida super emocionante de futebol!
Esperamos reencontrar nossos novos amigos em breve, para que possamos enriquecer mais nossos conhecimentos e fortalecer essa nova amizade!
Confira as fotos deste encontro especial!