segunda-feira, 30 de março de 2015

As águas de março enchendo de novidades o Projeto Com Vivência!



“São as águas de março fechando o verão


É a promessa de vida no teu coração”.




Para fechar o verão, chegou o mês de março! Hoje vamos recapitular todas as atividades feitas neste mês, e já vamos adiantando: muitas coisas legais aconteceram!
Na oficina de educação física, os educandos do lúdico foram apresentados às brincadeiras de rua, como cabo de guerra, pula corda, elástico, pega-pega, esconde-esconde, batata frita 1, 2, 3, atividades que buscam um melhor desenvolvimento na coordenação motora, flexibilidade, união e raciocínio rápido. O intuito destas atividades era mostrar às crianças que brincar independe do lugar.
Nossa novidade aqui é que os meninos da turma da jornada estão focados no futsal, pois é... Vem novidades por aí, e vamos ter que guardar segredo! É importante trabalhar esta atividade, pois estimula a coletividade, a união e a ideia de que juntos formam um time muito competitivo.
As oficinas de música ministradas no nosso projeto são de grande valor e importância na formação e desenvolvimento.
        Presente no dia a dia das nossas crianças, ela tem diversos objetivos: suporte para a formação de hábitos e atitudes, disciplina, condicionamento da rotina, contribuir para o desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras, aprimorar a comunicação, ensinar a trabalhar em equipe, permitir que a criança se conheça melhor e desenvolva seus talentos.
     Este mês tivemos a junção dos educandos de diferentes comunidades, onde eles começaram a aprender três ritmos regionais novos: coco, ciranda e o maracatu. Já a oficina de sopro, iniciou os trabalhos com a música “Gostoso demais”, de Dominguinhos.
Por falar em ritmos regionais, nossos educandos começaram a aprender a dançar xaxado e o xote!
A música é uma maneira de preservar e transmitir nossa herança cultural. Através das aulas de musicalização, nossas crianças estão tendo a oportunidade de conhecer o trabalho e obra de grandes nomes da nossa cultura popular, como Jackson do Pandeiro, Sivuca, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, entre outros. Elas estão sempre aprendendo e conhecendo suas origens, para que possam valorizá-las.

Na oficina de leitura, as turmas trabalharam com o livro “A galinha que criava um ratinho”, da autora Ana Maria Machado. Onde houve debates e discussões sobre o papel da família, onde os pais devem cumprir seu papel e não pedir que os filhos façam por eles, mas que cada um tem seus deveres e atribuições na família e o mais importante: que a família, não importa sua formação, é um lugar onde devemos cultivar amor, carinho, proteção e cuidados.
Em letramento, na nossa roda de debates abordamos temas como: as conquistas das mulheres na sociedade e a importância da igualdade de gênero.
Como março é o mês dedicado à mulher, tivemos uma belíssima ação feita pelo projeto em parceria com o USF do Cidade Verde especial para este mês. Nossas crianças mostraram o que estão aprendendo nas oficinas, convidamos as mulheres presentes para participarem da nossa Roda de Saberes e Sabores e encerramos com uma belíssima ciranda!















Nenhum comentário:

Postar um comentário