sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dia Mundial de Combate Ao Trabalho Infantil.

Hoje é o dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil, um grande problema social no nosso país. Por isso, durante esta semana trabalhamos com nossos educandos sobre o tema.
Através de rodas de conversa ministrada na oficina de letramento, abordamos o tema e mostramos que milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, para trabalhar na lavoura, campo, fábrica ou casas de família e que muitos deles não estudam, não têm direito a lazer e a um lar digno e são jogados à sorte, sem perspectiva de vida futura. Ressaltamos a importância de ir à escola e viver uma infância feliz, sendo dedicada apenas para o estudo e brincadeiras, e não a trabalhar.
Além da roda de conversa, nossos educandos confeccionaram cartazes sobre o tema, mostrando o que pensam sobre o assunto, muitos textos foram produzidos, e também assistiram a reportagens a respeito do trabalho infantil.
Nossa mediadora mirim Lívia, 7 anos,  após a contação da história “Serafina e a criança que trabalha”, disse que “As crianças não podem trabalhar, só podem fazer isso quando crescerem. Se a gente ver uma criança trabalhando, devemos mostrar que a escola é importante”.
Para o dia de hoje, depois uma semana inteira de atividades, produção e debate, promovemos um encontro entre os educandos do Centro Social (Mangabeira) e os da Comunidade do Cidade Verde.
Pela manhã, os educandos do Centro Social foram visitar seus amigos do Cidade Verde, lá formaram uma roda de conversa, debatendo sobre os direitos e deveres das crianças e do conselho tutelar e os problemas causados pelo trabalho infantil, encerramos nossas atividades da manhã com muita brincadeira e um teatro de fantoches baseado na história do livro “Serafina e a criança que trabalha”. O turno da tarde foi a vez da turma do Cidade Verde ir ao Centro Social e participar das atividades. Os educadores criaram um esquete interativo sobre o trabalho infantil, onde as crianças falaram quais medidas tomarem diante de algumas situações, qual o papel dos pais na educação dos filhos e no que podem ajudar seus pais com pequenas responsabilidades em casa, como organizar os quartos e os brinquedos.


O dia foi de muita brincadeira, conhecimento e alegria, coisa que toda criança deveria ter!















Nenhum comentário:

Postar um comentário