Na manhã desta terça-feira, nossos educandos participaram de mais um Intercâmbio Cultural, desta vez tivemos o prazer de visitar mais uma vez a Casa Pequeno Davi, localizada no bairro do Roger.
Já falamos aqui sobre intercâmbio cultural e as trocas de experiências que adquirimos com ele, desta vez não foi diferente. Nossos educandos fizeram uma breve apresentação das atividades do projeto e mostraram o que estão aprendendo nas oficinas de música e dança.
Mostramos a influência da cultura nordestina através do xaxado, dança que foi nomeada como uma dança de guerra e entretenimento pelos cangaceiros, notoriamente do bando de Lampião, no inicio dos anos 1920.
O grupo musical, também mostrou mais da nossa cultura, tocando A Volta da Asa Branca, Xodó e Sabiá, dos compositores Dominguinhos e Luiz Gonzaga, e acompanhando o grupo, nossas meninas da dança fizeram lindos passos. Encerramos nossa participação com o grupo de percussão, ritmo e harmonia não faltaram!
Fortalecer nossas raízes é muito importante. A identidade de um povo
está na sua cultura. Cultura é tudo aquilo que é construído pelo ser humano, um misto de costumes, tradições, mitos, símbolos, ritos, todas as crenças e valores - é um
jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo. ‘Jeito’ que leva o indivíduo a
fazer, ou a expressar-se, de forma característica. Ela inclui, todo o conjunto de conhecimentos e
comportamentos. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são
autoafirmações do que somos.
SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé
ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.
Essa lição, que vale para
todos nós, vem sendo ensinada com frequência no Projeto Com Vivência através de
todas as oficinas ministradas.
Mais um intercâmbio, mais uma troca de saberes e muito aprendizado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário